Executive Coach
Potenciar o líder para que dinamize a equipa

Sabia que....
Segundo um estudo de McGovern, Lindemann, Vergara, Murphy, Barker e Warrenfeltz realizado em 2001, sobre a eficácia e impacto do Coaching Executivo, 75% dos participantes consideraram que o valor do coaching é consideravelmente superior ou muito superior ao dinheiro e tempo investido. (Fonte: "The Manchester Review")
Segundo um estudo de Turner (2006), os executivos que foram alvo de um processo de coaching afirmam ter conseguido uma expansão do pensamento, melhor consciência sobre si mesmo bem como uma oportunidade de aprendizagem. (Fonte: Rego,Pina e Cunha, Oliveira e Marcelino (2007) - Coaching para Executivos)
Áreas de Intervenção:
- Competências de Liderança;
- Gestão de Tempo e Stress;
- Estratégias Face ao Burnout;
- Performance Organizacional;
- Potencialização de Desempenho;
- Motivação;
- Desafios Organizacionais.
O Coaching consiste num processo de acompanhamento à medida de cada indivíduo, numa dinâmica de mudança facilitadora da definição e alcance de objectivos próprios e colectivos.
Este processo de mudança conduz ao êxito, à autonomia, à auto-realização e à performance. Partindo de um processo de auto-consciência, de estabelecimento de metas, de elaboração e colocação em prática de planos de acção, o Coach é um elemento facilitador que favorece uma dinâmica de transformação pessoal do Coachee focada no futuro, promotora da sua auto-estima e do desenvolvimento das suas capacidades pessoais e competências profissionais.
O Coaching contém em si mesmo um processo de análise, de reflexão,
de desafio e de operacionalização.
Este processo potencia a escolha e leva à mudança efectiva. O papel do
Coach, contrariamente ao que muitas vezes se diz, não é o de treinador,
mas sim o de facilitador. O Coach não ensina, o Coach facilita a
obtenção ou reforço de auto-estima e de performance do seu Coachee.
O coaching de executivos é um processo individualizado de desenvolvimento de liderança
que otimiza a capacidade do líder para alcançar metas organizacionais em curto e
longo prazos. É conduzido por interação um a um , ou em equipa, dirigido por feedbacks de múltiplas fontes
e baseado em confiança e respeito mútuo. A organização, um executivo e o coach trabalham
em parceria para alcançar aprendizagem e impacto máximos.
Os actuais níveis de competitividade também contribuem para que muitas pessoas sintam a necessidade de disporem de momentos de reflexão conjunta e do apoio de alguém que os ajuda a auto-motivarem-se. Como alguém disse: "não podemos direccionar o vento, mas podemos ajustar as velas". Através do Coaching um profissional "aprende" a definir metas pessoais com maior clareza e a desfrutar com a concretização das mesmas, o que lhe proporciona uma energia renovada e, consequentemente, o aumento a sua auto-estima.
Através deste processo, os Executivos são capazes de
se tornarem seres humanos mais conscientes do seu potencial, das suas
reais competências e dos seus limites, reajustando-se de forma
progressiva, muitas vezes saindo da sua zona de conforto, de modo a
tornarem-se capazes de enfrentarem novos desafios.
Como o fazemos? Através de um modelo funcional que tem em conta três vertentes essenciais numa organização:
- Os objetivos da empresa;
- As necessidades do indivíduo;
- As necessidades da equipa;
Só assim, através de uma interação dinâmica entre estes três contextos podemos potenciar o desenvolvimento de toda a organização.
Cada processo de desenvolvimento é feito de acordo com as características da própria organização.
Já pensou no que a sua equipa poderá alcançar se investir em si enquanto líder?