Orientação Vocacional
Ao longo do percurso escolar passamos por fases de definição académica e profissional que são essenciais no nosso desenvolvimento.

Estes momentos de decisão académica (3º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Universitário) são por diversas avezes acompanhados por sentimentos de ansiedade, incertezas e dúvidas relativamente ao futuro.
O nosso objetivo, através de um processo de orientação vocacional, é permitir o acesso a um conjunto de ferramentas e recursos que permita uma tomada de decisão mais fundamentada e consciente.
O processo orientação vocacional pode ter a duração de 3 a 6 sessões e permite, através da realização de uma entrevista e aplicação de diversos instrumentos e testes, a avaliação de diferentes aspetos, nomeadamente: mitos e crenças; valores e interesses profissionais; "personalidade" vocacional; aptidões específicas.
Este processo finaliza com uma fase de exploração vocacional (procura de informação e reflexão sobre as alternativas vocacionais existentes) e tomada de decisão.
É importante salientar a tomada de decisão não é rígida, mas sim um guia para a definição académica e profissional.
Assim, as experiências e vivências pessoais e académicas do jovem poderão levar à consolidação da sua escolha ou reformulação da mesma.